Sustentabilidade

Alguns trechos grifados e anotações que eu fiz no livro Plano B – O Design e as alternativas viáveis em um mundo complexo do John Thackara do Capítulo: Sustentabilidade.

Confira estas anotações abaixo:

“Muitas das preocupantes situações atuais são o resultado de decisões de design.”

“A perigosa condição do planeta, nosso único lar, é um bom exemplo disso.”

“Oitenta por cento do impacto ambiental dos produtos, serviços e infra-estruturas ao nosso redor são determinados pelo designer. As decisões de design moldam os processos por trás dos produtos que utilizamos, os materiais e a energia necessária para produzi-los, o modo como os operamos no dia-a-dia e o que acontece com eles quando perdem a utilidade.”

“Os dias do designer solitário e brilhante estão contados.”

“Isso significa que profissionais do design devem evoluir de criadores de objetos, ou construções, para agentes capacitadores da mudança envolvendo grandes grupos de pessoas.”

Eficiência dos recursos

“A nossa tarefa como designers é substituir os recursos físicos pela informação. informar-se é’saber onde um recurso que você precisa utilizar pode ser encontrado. Se você puder localizar um objeto e acessá-lo facilmente, não precisa tê-lo – e a biosfera não precisa arcar com ele. Pense nos carros: a maioria deles é utilizada menos de 5% do tempo; em  outros momentos, eles ficam vazios, não utilizados, consumindo espaço.”

“Sistemas locais de escamdo e troca não monetária, como o Jogjami, existem na Índia há 500 anos. Um sistema de distribuição cooperativa chamado de Angadia, ou “muitos pequenos dedos”, permite que as pessoas enviem bens, algumas vezes por grandes distâncias, sem pagar.”

“Muitas pessoas presumem que ser inovador significa “acrescentar mais tecnologia”.”

Sistemas integrados

“Para agir com sensibilidade e em grandes sistemas precisamos perceber o mundo de uma forma diferente.”

“A sensibilidade ao contexto, aos relacionamentos e às conseqüencias são aspectos-chave da transicão de um desenvolvimento impensado ao design consciente.”

“Precisamos promover novas relações fora das nossas zonas de conforto, aprender novas formas de colaborar e conduzir projetos, melhorar a capacidade de todos os cidadãos de se envolver em um diálogo significativo sobre seu ambiente e contexto e promover novos relacionamentos entre as pessoas que fazem as coisas e as pessoas que as utilizam.”

Murilo Lima

What do you think about post?