Google x Redes Sociais

Gosto muito dos serviços e das inovações que o Caro Google vem promovendo no mundo. Tudo desde um sistema de busca mais rápido, indexando melhor e mais complexo até outros serviços e suas redes sociais.

Por conta de tanta inovação acabou colocando projetos muito evoluídos se assim posso dizer em relação a maioria das pessoas que utilizam internet. Porém eu penso que as pessoas se adaptam sempre.

Tudo começou em 2004 quando foi criado o Orkut com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Depois disso o pessoal do Google não sossegou.

Em 2009 fizeram uma revolução na internet quando resolveram anunciar um novo serviço denominado Google Wave, mais uma nova rede social totalmente diferente do Orkut. E depois de um tempo resolveram descontinuar o produto.

Em 2010 chegou a vez deles criarem o Buzz que seria mais uma tentativa de revolucionar as redes socias:

“Quer saber o que seus amigos andam fazendo no YouTube, Picasa, Flickr, Twitter, mas não quer ter que acessar todos os serviços e redes sociais individualmente?”

2011 e lá vamos nós para mais um tentativa de criar uma nova forma de utilizar as redes socias.

Bem-vindo o Projeto Google+ que eles tratam agora como os seus círculos de amizades. Bom em relação a este projecto, deixa meu convite chegar para fazer os testes.

Também não poderia deixar de perguntar e o Orkut o que vai acontecer com esse projeto? E ai Google?
Diante de tantas novidades e tantos projetos interssante fica uma grande dúvida. Por que os projetos de redes sociais produzidos pelo Google não emplacam?

Referencias
http://googlediscovery.com/2009/05/29/google-wave-uma-nova-plataforma-de-colaboracao-e-comunicacao/
http://googlediscovery.com/2010/02/10/conheca-o-google-buzz-a-nova-funcionalidade-no-gmail/
http://googlediscovery.com/2011/06/28/projeto-google-a-nova-rede-social-do-google/
http://darkhyiro.wordpress.com/2008/01/05/orkut-onde-tudo-comecou/
http://www.rogeriopa.com/blog/internet/compartilhar-e-cada-vez-mais-humano

Murilo Lima

5 Respostas para “Google x Redes Sociais

  • É a pura verdade isso que o Murilo falou. O futuro do Orkut é incerto tendo em vista o crescimento do Facebook e do Twitter (sobre tudo no Brasil) As projeções de crescimento de redes sociais apontam para uma quase estagnação do Orkut (bastante utilizado pelos brasileiros) e um crescimento acentuado de outras redes, e nesse percusso o Google lança outras redes sociais “concorrentes” do seu próprio produto: o Orkut.

    Talvez fosse a hora do Google repensar sua estratégia frente as redes sociais e dar um upgrade no Orkut, seria uma boa hora de sair do Beta e agregar novas funcionalidades, ou seja, desenvolver mais o produto que já tem uma grande aceitação ao invés de criar subprodutos ou funcionalidades intermediárias.

    o Orkut na minha opinião é um bom serviço, que atende ao que se propõe e possui um número significativo de usuários. Por que não dar um UP no Orkut ou integrar esses serviços?

    Estranho… muito estranho…

  • Chute: Buzz e Wave não funcionaram bem pq tinham interface/navegação complexa e não possuiam goals, nem target claros. Confere?

  • Rafael,
    Acho que só os googlesianos para entender eles mesmo, e olhe lá?

    Amanda,
    Será que não teve? Ou teve e a gente nem imagina?

  • Ricardo Miranda
    8 anosdias atrás

    Até o momento o que eu sei é que o Google não pretende acabar com Orkut, seu objetivo é migrar as funcionalidades bem sucedidas do Google+ para o Orkut.

  • O google não tem interesse no Orkut porque não é uma rede social que fez sucesso no mundo. O Orkut é praticamente uma rede de brasileiros, só teve uma grande aceitação aqui. O Facebook teve uma grande aceitação no mundo inteiro (ou no lugar mais importante até o momento: EUA).

    Quem tem interesse em gastar grana para manter um serviço para brasileiros enquanto o mundo está focado em outra coisa?

    A estratégia teria que ser gigantesca e as novidades revolucionárias para voltar os holofotes para o Orkut.

What do you think about post?